Visita a Jose Pinto Paiva - Bicampeão Brasileiro de Xadrez

16/05/2012 18:30

Estivemos hoje com Jose Pinto Paiva ou simplesmente Pinto Paiva como é mais conhecido, único Baiano na história a conquistar o título Brasileiro de Xadrez e em duas oportunidades - 1966 e 1971. Em 1967 foi vice-campeão, cedendo o primeiro posto para o fenômeno Mequinho com quem jogou três partidas.

     Paiva, que não gosta de ser tratado por senhor, falou um pouco sobre quando disputou com a elite do xadrez brasileiro, sua participação em duas olimpíadas e sobre suas disputas pelo título baiano, onde  já chegou a ser  campeão 16 vezes consecutivas.  Afirma que não disputa um torneio há mais de 30 anos e que pelo menos há 05 anos não joga sequer uma partida relâmpago. Vale resaltar que na época áurea do clube jogava contra os mais fortes jogadores com controle de tempo de 5 minutos para seu adversário por 1 seu e era uma tarefa muito difícil derrotá-lo.

  Muito receptivo, elogiou o projeto de revitalização do CBX e adquiriu a casa a2 do Tabuleiro de Ouro. Prometeu que no próximo torneio do CBX irá marcar presença como telespectador e se colocou à disposição para comentar partidas e para ceder uma entrevista.

  Algumas partidas de Paiva podem ser vista acessando os links:

https://www.tabuleirodexadrez.com.br/campeoes-brasileiros-de-xadrez.htm

https://www.365chess.com/players/Jose_Pinto_Paiva

 

Visita a Pinto Paiva